Tratamento de Canal

É a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente.

Deixe seus dados, que alguém da nossa equipe entrará em contato, para tirar suas dúvidas e agendar sua consulta!
Tratamento de Canal em Castelo - BH

Tratamento de Canal

É um procedimento odontológico muito comum, mas ainda cercado de medos e dúvidas. Também chamado de endodontia, é um procedimento realizado para tratar infecções no interior do dente, especificamente na polpa dentária, uma região composta por tecido conjuntivo, nervos e vasos sanguíneos.

Mas quando é necessário fazer um tratamento de canal?

Justamente quando este tecido interno sofre infecção ou inflamação, decorrentes de cáries profundas, traumas dentários, fraturas ou infiltrações. Quando nos deparamos com alguma dessas situações, sabemos que houve o contato de bactérias com este tecido pulpar, podendo gerar dores, inchaços, abcessos e até perda do dente afetado.

E como sei que preciso fazer um canal?

Uma avaliação clínica e radiográfica com um profissional da área da odontologia é indispensável para saber sobre as indicações de tratamento.  Ao avaliar, consideramos os sintomas, o aspeto do dente clinicamente e como ele está por dentro, através de exames radiográficos, assim conseguimos fechar um diagnóstico e indicar o tratamento correto.

O que posso sentir enquanto não faço o canal?

Quando estamos diante de uma infecção ou inflamação dentária, vários sintomas podem aparecer como dor, sensação de dente latejando ou pulsando, sensibilidade ao quente e ao frio, inchaços e, nos casos mais graves, presença de secreção purulenta e abcessos. Mas vale ressaltar que pode ser algo silencioso, onde o paciente não sentirá dores e nem incômos!

Como é realizado o tratamento de canal e quanto tempo dura?

Antigamente precisávamos de algumas sessões para fazer um canal, principalmente em dentes com mais raízes.  Atualmente a grande maioria dos casos resolvemos em uma única sessão e para um tratamento bem sucedido, algumas etapas são necessárias:

– Anestesia da área a ser trabalhada, afinal de contas, não precisa ser um tratamento doloroso.
– Isolamento absoluto do dente para mantê-lo seco e livre de qualquer contaminação.
– Acesso à polpa do dente através de uma cavidade
– Remoção do tecido pulpar que foi infectado ou inflamado
– Desinfecção daquele espaço interno do dente com soluções antimicrobianas.
– Preenchimento de todo o espaço onde se encontrava a polpa com um material biocompatível.
– Depois disso o dente precisa ser reabilitado, porque este tratamento é feito em sua área interna.

Cuidados pós-operatórios:

– Como o paciente sai anestesiado, é necessário cuidado ao se alimentar depois do procedimento.
– Quando há necessidade, o endodontista prescreve uma medicação que deve ser utilizada exatamente como prescrito.
– O paciente deve ter cuidado ao se alimentar, por conta do material provisório que é colocado até o dia da reabilitação.
– O retorno para reabilitar o dente é necessário para manter o canal longe de infecções.

Clique aqui e veja mais tratamentos!

Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais:

Com a palavra os nossos queridos pacientes

Os comentários sinceros de pacientes que encontraram junto com Tempuz Saúde e Bem Estar o seu melhor sorriso!

Josiane Maria Josi
Pelo carinho e capricho ao trabalhos destes profissionais, só tenho a agradecer, por minha mãe, hoje ela sorri com mais facilidade, sem ficar com vergonha dos dentes, ao Dr. Ricardo o mais sincero obrigado, seu trabalho é simplesmente perfeito, lhe disse isso quando acompanhei mamãe no dia dos moldes. Gratidão a toda a equipe TEMPUZ. 🤩 nada a queixar, muito pelo contrário, todos digo "todos" são atenciosos, carinhosos e ganharam meu coração.
Josiane Maria Josi
Paciente
Tempuz é um lugar cheio de educação e prestação. Um lugar no qual não te falta um bom atendimento, respeito e atenção. Como eu disse, um local cheio de educação, então, todos os funcionários desde do dentista a moça da limpeza são pessoas extremamente educadas e felizes com suas funções para dar o melhor para o local e para as pessoas. Muito feliz de fazer parte desse cuidado, dessa gentileza. Muito obrigada pessoal da Tempuz!
Isis Vitoria Aguiar Madeira
Paciente
Gracinha de lugar!!! Pessoas muito bem escolhidas para oferecerem um atendimento impecável, desde o acolhimento como um todo e, tb a parte clínica!!! Encantada!! Lugar muitoooo harmonioso!!!
Bernardo Silva